sábado, 5 de julho de 2008

2008 + 1001 coisas para contar

Há que dar voz novamente ao nosso blog, que nos últimos meses tem estado à margem de tudo o que fomos fazendo para trazer Portugal às escolas deste remoto condado. É verdade que de Janeiro a Julho «muita água correu debaixo da ponte» - como diz o povo -, mas muitas mais coisas (de)correram debaixo do olho atento da professora! De todas elas, duas ou três merecem especial destaque...



Março, mês do multiculturalismo no Reino Unido, celebrado em Gleed Campus (Spalding)



Confecção (e prova, pois claro!) de receitas tradicionais, exposição de trabalhos sobre a cultura lusófona, projecção de slides, caça ao tesouro, sessão de cinema e jogos ao som de música portuguesa são apenas exemplos das diversas actividades que preparámos para um dia totalmente dedicado à Língua Portuguesa em Gleed Boys' School. E a festa terminou em grande com o concurso "Quem quer ser milionário": um grupo de professores corajosos foi colocado à prova perante uma plateia entusiasta de alunos de todas as nacionalidades. Nem mesmo a imprensa ficou de fora: dois jornais locais encarregaram-se de noticiar o que todos fizemos para partilhar com a comunidade a nossa língua e cultura, assim como para promover o são convívio entre alunos de diferentes proveniências, numa escola verdadeiramente multicultural!
As fotos escolhidas mostram dois dos momentos altos do dia...



Mauro, com dois alunos de iniciação ao Português, Michael e Ryan, a prepararem fatias douradas.

(Misteriosamente, metade delas nunca chegou à mesa e não se pôde até hoje apurar onde se perderam!)


O bolo parece pequeno de mais para tanta gente... e gulodice!


O concurso "Quem quer ser milionário".

«Os prémios são esses ovos de chocolate gigantes que estão aí atrás?... » - interrogam-se dois ou três mais distraídos.



Mrs. Macleod, a cordenadora do departamento de EAL e apresentadora do concurso, já vai falando Português - e com pronúncia de Cascais!



Sonho de uma noite de Verão: a adaptação da obra de Shakespeare pela escritora Hélia Correia dá origem a um workshop de teatro em duas escolas de Lincolnshire.


Não são fadas nem duendes, mas voaram de Portugal para dinamizar uma oficina de expressão dramática em Haven High Technology College (Boston) e Gleed Boys' School (Spalding), a convite da Coordenação do Ensino Português no Reino Unido. Carlos Jesus e Mariana Montalvão, professores de Língua Portuguesa, investigadores, e actores-encenadores do grupo de teatro 'Thíasos' (Universidade de Coimbra) trouxeram mais cedo o Verão com muitas actividades divertidas - mas educativas, também - e conquistaram novo público para as aulas de Português! A cena ensaiada foi a morte de Píramo e Tisbe, tal como a representa o grupo de desajeitados artesãos da peça de Shakespeare, que a escritora portuguesa Hélia Correia adaptou para os mais novos. E houve momentos para todos os gostos, já que o programa incluía exercícios de voz e de dança, concentração e interacção, e ainda jogos de expressão facial e corporal. Os fatos, adereços e máscaras vieram colorir o espectáculo final, onde descobrimos verdadeiros talentos! Ficam as fotos a confirmá-lo - e a aguardar comentários:







Haven High, 17 de Junho de 2008





Spalding, 18 de Junho de 2008



Agora, com exames terminados e o sol a aparecer mais confiante, resta-me desejar a todos Boas Férias!

1 comentário:

Anónimo disse...

adoro o blog e as fotos tambem...lol...