sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Campeonato da Língua Portuguesa 2008


Informam-se todos linguarudos (espécie abundante por essas escolas de Lincolnshire) e demais interessados (classe esta em extinção) que está bem prestes a inaugurar a quarta edição do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa 2008, de novo uma iniciativa conjunta do semanário Expresso, Jornal de Letras, Sic e Sic Notícias. O tiro de partida é dado daqui a escassas horas, mais precisamente às 00:00 do dia 26 de Janeiro, no site http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/. O objectivo é o de sempre: espicaçar a mente de Portugueses e Portuguesinhos com os constantes desafios que a língua lhe coloca e assim celebrar o idioma sobre o qual escreveu o poeta Rodrigues Lobo:


«A nossa língua é branda para deleitar, grave para engrandecer, eficaz para mover, doce para pronunciar, breve para resolver e acomodada às matérias mais importantes da prática e escritura.»
(Corte na Aldeia, algures numa página que desconheço)


A continuação deste texto magnífico (e não vamos discutir esta minha opinião!) ficará para um próximo capítulo, porque agora há que ler o regulamento, fazer o registo online e afiar a Língua e as ideias...
As dúvidas podem esclarecê-las com a professora, embora melhor do que recorrer a santos será apelar directamente a Deus: dicionários e gramáticas de Português - entenda-se. Têm também à disposição os linguistas de serviço no consultório de Língua Portuguesa do jornal Público, no endereço que encontram neste mesmo blog (secção: ferramentas e instrumentos de trabalho).


Bom fim-de-semana e ... mãos à obra!

1 comentário:

Anónimo disse...

Se está mesmo a pensar concorrer, vá preparando-se para alguns dissabores: o júri da prova é quase igual ao do ano passado, de modo que erros escandalosos irão de novo ocorrer, com certeza. Infelizmente, as críticas que choveram sobre este campeonato nos meios de comunicação social em 2007não foram suficientes para acabar de vez com os energúmenos que pairam no «Expresso». Acautele-se!