segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Símbolos nacionais: a bandeira portuguesa



Olá, jovens!
Na sequência das aulas que dedicámos ao estudo dos símbolos da nacionalidade, "fabriquei", especialmente para vocês, um jogo poético inspirado nos diversos elementos da bandeira portuguesa.
Vamos agora testar a compreensão do texto e, claro, os vossos conhecimentos sobre a matéria. Se tiverem dúvidas, observem atentamente a imagem da bandeira que coloquei no topo do poema para vos avivar a memória.
Bom trabalho!


Poema Matriótico

Verde-esperança,
vê de vontade
de vencer e de bonança...
Vê dA Ventura!
Verde-água: vê de vento, de vela e de vaga...
Mar de lágrimas
de MARinheiro;
Mar-é de sangue
Vermelho-vivo de aMAR de mais:
Cor da paixão, cor de
CORdas, mastros e laços, cor de
CORação CORtado em dois
Olhos de ver: ver de VERde e de VERmelho e de
VERdade. Verde-verdade, ver de verdade:
Conhecer, descobrir, navegar,
CRUZar o mar:
Cruz de Cristo mais AR de
Céu azul: azul de mar e branco de espuma, no centro do escUdo
o U de uniVERSO…
VER só a VERdade no VERso dos poetas
(NO verso nu, verSOnhado)
e reVER-de vez em quando para não esquecer
As conquistas, com quinas e castelos:
Cem vitórias, sem derrotas; mil rotas por mar e por terra de seda e de canela e de ouro
Na esfera armilar,
No centro do mundo que Portugal descobriu,
No centro do mundo que descobriu: Portugal,
No centro do mundo que descobriu Portugal.

Alessandra Oliveira
Exercícios (Key stage 4)

I. Depois de leres atentamente o texto, responde às questões que te são colocadas.

1. 1.Refere a época histórica a que se refere este poema. Justifica.

1.2. Faz uma lista de palavras do texto que se relacionem em termos de sentido com este importante marco da História de Portugal, de modo a construires a sua área vocabular.

1.3. Selecciona, de entre esses vocábulos, aqueles que estão representados na bandeira de Portugal.

1.4. Copia o verso em que é feita alusão à esfera armilar.

1.5. Explica a simbologia deste elemento.

2.1. Transcreve do texto as palavras e expressões que lhe conferem um sabor nacionalista, de exaltação da pátria.

2.2. Que recurso expressivo é sobretudo usado para realçar esta ideia?
a) Comparação;
b) adjectivação;
c) jogos verbais e fónicos (de sons).

3. Ao longo do poema, há um dos cinco sentidos que se destaca.

3.1. Indica-o.

3.2. Transcreve do texto excertos que ilustrem a tua resposta.

3.3. Clarifica a relação que tem com a época histórica a que se faz referência no poema.

4.1. Explica a razão pela qual estão maiusculadas as letras NO e SO no verso «NO verso nu, verSOnhado».

5. Conforme sugere o texto, os Portugueses não se elevaram apenas pelo sucesso da empresa marítima, mas pela forma como a contaram/cantaram às gerações vindouras.

5.1. Sublinha os versos que documentam esta afirmação.

5.2. Refere o nome do poeta que narrou a aventura marítima dos Portugueses em verso.

6. Atenta nos três últimos versos do poema:
1. «no centro do mundo que Portugal descobriu»;
2. «no centro do mundo que descobriu: Portugal»;
3. «no centro do mundo que descobriu Portugal».

6.1. Faz corresponder a cada um destes versos a interpretação que melhor lhe convém:

a) O mundo passou a conhecer Portugal pela grandiosidade da empresa marítima que levou a cabo.
b) Portugal foi responsável pela descoberta de zonas desconhecidas do globo.
c) Portugal ocupou/ocupa uma posição de relevo no mundo.

7. Procura explicar o título, riscando a(s) hipótese(s) de interpretação que julgares incorrectas:

a) O neologismo "matriótico" sugere o tom nacionalista de um poema que pretende fazer (re)nascer no espírito do leitor o amor pela pátria.
b) O neologismo "mátriótico" é formado pela fusão dos adjectivos "má" e "patriótico", preparando-nos para a leitura de um poema que condena todos aqueles que desprezam o seu país ou ignoram as grandes façanhas passadas do povo português.
c) O neologimo "matriótico" resulta do adjectivo patriótico e sugere as origens do nome elevado de Portugal.

II. Relê agora o poema em voz alta e atenta na sua sonoridade.

1.1. Indica o(s) som/sons que, repetido(s), melhor poderia(m) recriar o sibilar do vento, inflando as velas das naus portuguesas na época dos Descobrimentos.

1.2. Como se designa o recurso estilístico que consiste na repetição intencional e sugestiva de sons?
a) Metáfora;
b) personificação;
c) aliteração.

2. Na expressão «cem vitórias, sem derrotas», há um jogo de ideias assente na relação entre duas palavras com a mesma sonoridade.

2.1. Indica-as.

2.2 Como se designam estas palavras que se pronunciam da mesma forma mas possuem grafia e significados distintos?
a) Homónimas;
b) homógrafas;
c) homófonas;
d)parónimas.

2.3. Preenche os espaços com as letras de duas palavras do texto que, tal como as que indicaste na questão anterior, têm o mesmo som, mas grafia e significados diferentes:
__ __ / __ __

III. Atenta agora na estrutura externa do poema.

1.1. Indica o número de versos e estrofes que o constituem.

1.2. Seria possível, na tua opinião, dividir o poema em mais estrofes?

1.3. 1. Se a tua resposta for afirmativa, propõe uma nova divisão.

1.3.2. Se a tua resposta, pelo contrário, for negativa, justifica-a adequadamente.

IV. Toma agora tu o leme e, vogando pelos mares da imaginação, descobre uma nova forma de expressares o teu patriotismo. Afinal, o valor de um povo e de uma cultura não pode ficar submerso num passado tão longínquo...

a) Redige um novo texto, em prosa ou em verso, em que fales das mais recentes conquistas dos Portugueses.
b) Se preferires, compõe um poema em que satirizes este nacionalismo passadista e proponhas novas alternativas para a revalorização do teu país. Como título, sugiro-te "Poema patridiótico".

Fico, então, à espera das tuas respostas. Até breve!

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